sede do IGP

Novo local para retirar a carteira de identidade ainda não tem prazo

Camila Gonçalves

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Serviço é feito em uma sala improvisada junto ao Instituto Médico Legal (IML), na Rua Floriano Peixoto

Continua sem definição a destinação de um novo local de atendimento para quem precisa providenciar carteira de identidade em Santa Maria. O Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), responsável pelo serviço, está prestando o serviço em uma sala improvisada junto ao Instituto Médico Legal (IML), na Rua Floriano Peixoto, 1.750. Desde que saiu da Rua Alberto Pasqualini, onde dividia espaço com a agência do FGTAS/Sine, em dezembro de 2016, o Estado ainda não providenciou um endereço definitivo. Com isso, há um ano e dois meses, a capacidade de atendimento do órgão reduziu para menos da metade. Se antes era possível fazer 100 carteiras de identidade por dia, hoje, o IGP dá conta de 40.

Em reportagem do Diário publicada no dia 1º de fevereiro, o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Cezar Schirmer, disse que pediria a cedência da casa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na Rua Gaspar Martins, aos secretários de Transporte, ao qual o Daer é vinculado, e à Secretaria de Administração, que cuida do patrimônio do Estado. O prazo para a definição, segundo ele, seria de uma semana. Porém, até o momento, nada foi decidido, e a situação segue a mesma.

Viaduto da Rua Duque de Caxias terá bloqueios a partir desta segunda

Por conta do espaço físico menor, a estrutura do posto de Santa Maria está funcionando apenas com duas estações, cada uma com disponibilidade de despachar 20 fichas por dia. O resultado é demora da emissão das carteiras à população e precariedade de estrutura aos servidores. Segundo a coordenadora regional do Instituto Geral de Perícias (IGP) em Santa Maria, a médica legista Maria Ângela Zuchetto, no endereço antigo, o posto tinha cinco estações. O atendimento é agendado por telefone. Se um usuário ligar hoje, só conseguirá agenda para abril, pois as fichas de março estão esgotadas.

Nesta sexta-feira, a assessoria de comunicação da SSP disse que não localizou o secretário, que está em viagem, mas informou que o processo está em fase avançada e aguarda a resposta da direção do Daer. A assessoria de comunicação do Daer disse que o prédio não está mais disponível, pois será usado como sede da 4ª Superintendência Regional do departamento em Santa Maria. Atualmente, a superintendência do Daer está na avenida Medianeira. O imóvel da Medianeira, disse a assessoria do Daer, foi colocado à disposição do Estado para venda.

A comunicação da SSP disse ainda que Schirmer já pediu um novo estudo do IGP, afim de avaliar outras possibilidades de prédios onde seria possível a instalação do posto de identificação em Santa Maria.

Refeições do RU da UFSM ficam mais caras a partir de março


COMO FAZER A CARTEIRA DE IDENTIDADE  

  • Agendamentos _ De segunda a sexta-feira, das 8h às 13h 
  • Informações _ Pelo telefone (55) 3223-2730

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Principais rotas Santa Maria-Porto Alegre estarão em obras nesta semana

Aos domingos, grupo de voluntários realiza jantar para 60 crianças Próximo

Aos domingos, grupo de voluntários realiza jantar para 60 crianças

Geral